Estabilização de Muro de Gabiões e do Talude de Aterro Junto ao Pavilhão Gimnodesportivo de Vil de Matos
A TETRAPLANO desenvolveu para a Câmara Municipal de Coimbra o Projeto e Assistência Técnica para estabilização do aterro junto ao pavilhão gimnodesportivo de Vil de Matos que, desde março de 2018, apresentava sinais de instabilidade, com consequente rotura do talude entre o muro e a base da plataforma do caminho.
Tendo a Câmara Municipal de Coimbra demonstrado vontade em manter o muro de gabiões existente, procedeu-se ao reforço da capacidade resistente do muro face ao impulsos dos terrenos, através da criação de um elemento estrutural que aliviasse os impulsos aplicados à estrutura de suporte existente e, paralelamente garantisse uma adequada resistência na zona de interface entre o aterro e o terreno de fundação e evitasse um novo escorregamento pela base do muro de gabiões.
Determinou-se assim a execução de uma cortina no tardoz do muro de gabiões, com recurso a microestacas metálicas tubulares de aço, com comprimentos variáveis, garantido um encastramento na zona mais resistente, sendo as microestacas encabeçadas por uma viga em betão armado.
Procedeu-se ainda ao reperfilamento do talude com recurso a aterros selecionados e materiais de enrocamento e à reabilitação da drenagem existente.
Fev. 2024
Metodologia BIM Aplicada às Estruturas Metálicas e Mistas
A Tetraplano teve o prazer de participar no curso "Metodologia BIM Aplicada às Estruturas Metálicas e Mistas - 2ª Edição", organizado pela Associação Portuguesa de Construção Metálica e Mista, realizado no Porto, nos dias 19 e 20 janeiro 2024.
Esta participação representa o nosso compromisso com a implementação de metodologias integradas e multidisciplinares, visando estabelecer padrões e fluxos de trabalho. O nosso foco é maturar a interoperabilidade entre programas, analisando a qualidade e organização da informação para garantir a consistência do produto final.
Jan. 2024
ANGOLA - Reabilitação do APH do Kunje 1
O Aproveitamento Hidroeléctrico do Kunje 1 (AHK1), encontra-se implantado no rio Kunje, na bacia do rio Cuanza, cerca de 9 km a Norte da cidade de Kamacupa.
Trata-se de um empreendimento destinado à produção de energia elétrica constituído por um açude de betão com um desenvolvimento de cerca de 150 m, no qual se encontra incorporado o descarregador de cheias e a tomada de água. O Aproveitamento Hidroelétrico inclui ainda o circuito de adução à central, constituído por um canal trapezoidal com 210 m de comprimento, câmara de carga, e três condutas forçadas em aço e uma central equipada com três turbinas Francis de eixo horizontal, com capacidade instalada de 1800 kW.
O Aproveitamento inclui ainda a ligação à subestação do Kuito (linha aérea com cerca de 80 km de extensão) e derivações para as localidades de Kamacupa, Catabola e Chipeta.
Set. 2023
TETRAPLANO patrocina ptBIM 2024
A TETRAPLANO tem vindo a desenvolver vários dos seus projetos com recurso à metodologia BIM (Building Information Modeling).
Esta tecnologia permite aos nossos parceiros de projeto ou da área da construção, bem como aos clientes, dispor de uma plataforma informática única, transversal a todas as especialidades e intervenientes, permitindo também integrar posteriormente, todos os aspetos que compõem a gestão do ativo, fazendo o registo e a exploração da informação disponível e tornando-a mais acessível às entidades que possam intervir nas fases de manutenção, reabilitação, etc..
Cientes da importância da inovação para a sustentabilidade, a TETRAPLANO mantem em marcha a politica de formação e atualização dos seus quadros, pelo que continuará a apoiar e participar nas iniciativas condizentes com esse fim.
Ago. 2023
Mitigação de Riscos em Pedreiras em Situação Crítica
A TETRAPLANO elaborou para a EDM o Estudo Prévio de Soluções Técnicas para Mitigação dos Riscos Existentes nas Pedreiras em Situação Crítica, nomeadamente em cinco pedreiras localizadas no Anticlinal de Estremoz, no concelho de Borba e Vila Viçosa, duas pedreiras nos concelhos de Caldas da Rainha e Ferreira do Alentejo, respetivamente.
Para elaboração dos estudos foram realizadas visitas técnicas de reconhecimento onde houve a preocupação de identificar as zonas de defesa a preservar, bem como identificar as zonas instáveis existentes nas frentes de escavação e nas escombreiras.
Com o referido Estudo Prévio pretendeu-se identificar a melhor solução técnica a adotar para as intervenções de caracter estrutural, de reposição de zonas de defesa.
Fev. 2023
A2 - Autoestrada do Sul
Apesar das restrições sanitárias geradas pelo COVID-19, as equipas de projeto alternaram o teletrabalho com presenças rotativas no escritório.
Dessa forma foi possível a COBA com a colaboração da TETRAPLANO, entregar à BRISA o Projeto de Execução da Estabilização do Aterro ao km 13 + 800 (n/S) na A2 - Autoestrada do Sul, Sublanço Almada Fogueteiro.
Jun 2020
3ª Sessão Técnica sobre Geossintéticos
A TETRAPLANO esteve presente na 3ª Sessão Técnica sobre Geossintéticos – Impermeabilização de Obras Hidráulicas com Geomembranas, realizada no passado dia 25 de setembro de 2019, no auditório EDP Porto.
A conferência teve como principais oradores: António Moura (Renolit Portugal), Pau Climent e Hans Tangue (Renolit Ibérica), Frédérique Wagner e Alberto Scuero (Carpi Tech) e Armando Camelo, EDP.
A 3ª Sessão Técnica sobre Geossintéticos incluiu ainda uma visita técnica à Barragem da Paradela, onde estão em curso obras de reparação e impermeabilização do paramento de montante, constituído por uma cortina de betão.
Out 2019
Taludes na Estrada de Coselhas
A TETRAPLANO iniciou o Projeto de Execução da Estabilização dos Taludes na Estrada de Coselhas.
Trata-se de um talude de escavação no maciço rochoso jurássico com cerca de 25 m de altura e 200 m de desenvolvimento, sobranceiro a um conjunto de edifícios de habitação; desde a construção destes edifícios que o talude evidencia sinais de instabilidade, com queda de blocos para os logradouros.
O projeto a desenvolver pela TETRAPLANO inclui a realização de um levantamento por varrimento laser (realizado pela LandCOBA), o reconhecimento geológico de superfície detalhado, a realização de cálculos de estabilidade e a conceção e dimensionamento das estruturas de estabilização.
Ago 2018
4000 habitações no ZANGO 8000 RED
Está previsto para julho deste ano a entrega de metade das 8000 habitações previstas no projeto Zango 8.000 Red, em Viana, arredores de Luanda, à IMOGESTIN.
Este projeto , construído pela chinesa CITIC Construction, integra prédios até 3 pisos e vivendas, com tipologias T2 a T4, ocupando atualmente cerca de 100 hectares.
A TETRAPLANO, desenvolveu em outubro de 2014 os Relatórios de Inventariação e Avaliação dos Projetos habitacionais Kilamba, Zango8000 e KK5000 para a Comissão de Balanço e Transferência para o Estado dos Projetos Habitacionais do PNUH SOG Gestão da SONIP.
Jul 2017
SISTEMA PRIMÁRIO DE DEFESA DO BAIXO VOUGA LAGUNAR
Arrancou este mês de março a colaboração da TETRAPLANO com a COBA no Projeto de Execução do Sistema Primário de Defesa do Baixo Vouga Lagunar.
A TETRAPLANO irá elaborar os estudos geológicos e geotécnicos e o dimensionamento estrutural das obras: estruturas hidráulicas dos esteiros de Canelas e Salreu, no rio Antuã e no rio Velho, bem como uma estrutura Primária de rega junto a Angeja; serão ainda projetadas comportas secundárias.
Os estudos geológico-geotécnicos servirão de base ao projeto destas estruturas e ainda à reabilitação de 1990 m em seis diques já existentes e de 730 m em dois diques novos.
O projeto geotécnico incluirá, para além dos diques, a vala de adução desde a tomada de água da EHR junto à ponte de Angeja até ao rio Fontão (400 m).
Mar 2017
VIANA DO ALENTEJO - CIRCUITO HIDRÁULICO E BLOCO DE REGA
A TETRAPLANO encontra-se a desenvolver para a COBA os estudos geológicos e geotécnicos e o dimensionamento estrutural das obras que integram o Circuito Hidráulico de Viana do Alentejo (EDIA).
O circuito é constituído por uma estação elevatória, conduta adutora, um reservatório modelado no terreno, rede de rega e rede viária.
Nov 2016
SUBESTAÇÃO DE CANELAS 220/60kV
A TETRAPLANO iniciou o Projeto de Execução da remodelação da Subestação de Canelas, a qual inclui a estabilização do talude à entrada, reformulação de vedação periférica, do portão de acesso e da zona de parqueamento de materiais.
Inclui ainda a construção de uma Casa de Serviços Auxiliares, alterações do Edifício de Comando e reabilitação geral dos edifícios.
Mai 2016
Saídas de Campo
Cumprindo as estratégias preventivas implementadas em todas as empresas do Grupo COBA, no âmbito do COVID-19, a TETRAPLANO continuou a honrar os seus compromissos contratuais.
Durante o mês de Abril, a TETRAPLANO realizou inúmeras saídas de campo das quais destacamos, para as Águas de Santo André, as visitas de inspeção para o Projeto de Reabilitação do Canal de Ermidas (22,6 km).
Abr 2020
Barragens de Rebordelo e de Bouçoais-Sonim
Continuando a alternar o teletrabalho com presenças rotativas no escritório, a TETRAPLANO e a COBA entregaram a versão draft dos estudos das Barragens de Rebordelo e de Bouçoais-Sonim.
Estes estudos envolvem a Revisão das Regras de Exploração, uma Nota Técnica com análise aos estudos hidrológicos, a Nota Técnica com o estudo dos caudais turbinados nas centrais e os Procedimentos de emergência simplificados
Mai 2020
Linha do Douro
Está concluída a Empreitada para Estabilização de Talude (T32) ao Km 86+600 da Linha do Douro - Troço Marco-Régua, projeto que a TETRAPLANO realizou para as Infraestruturas de Portugal.
Para elaboração dos estudos foram realizadas visitas técnicas de reconhecimento onde houve a preocupação de identificar as zonas de defesa a preservar, bem como identificar as zonas instáveis existentes nas frentes de escavação e nas escombreiras.
Com o referido Estudo Prévio pretendeu-se identificar a melhor solução técnica a adotar para as intervenções de caracter estrutural, de reposição de zonas de defesa.
Jan. 2019
Remodelação do Mercado da Nazaré
A Câmara Municipal da Nazaré adjudicou à TETRAPLANO o projeto de remodelação do edifício do Mercado da Nazaré, tendo como estratégia aproveitar estas intervenções para proceder em simultâneo a uma modernização e dinamização do espaço.
Trata-se de um edifício antigo, térreo, situado no centro da vila da Nazaré, que tem uma área de implantação de 4130 m2, tendo já sido alvo de uma remodelação e expansão no início dos anos 90 e de algumas reparações pontuais após a intempérie de janeiro de 2013.
Set 2018
LINHA DO NORTE
A TETRAPLANO está a desenvolver o Projeto de Execução da Estabilização do talude de escavação, aterro e plataforma da Linha do Norte, emtre os kms 61+600 e 62+000, localizados no Subtroço 1.4, entre Azambuja e Vale de Santarém.
O troço em estudo possui um histórico de anomalias, nomeadamente ao nível da plataforma, do passeio da via e dos taludes de aterro e de escavação.
O projeto a desenvolver pela Tetraplano inclui a realização de um levantamento por varrimento laser (realizado pela LandCOBA), uma campanha de prospeção geológico-geotécnica (realizada pela Geoma), a interpretação dos resultados de observação disponíveis, o reconhecimento geológico de superfície detalhado, a conceção das estruturas de estabilização necessárias, bem como o respetivo dimensionamento.
Ago 2018
SUBESTAÇÃO DE CARRICHE
A TETRAPLANO está a desenvolver o Projeto de Execução de construção civil para a remodelação da Subestação de Carriche 220/60 kV, em Lisboa, que prevê a substituição do equipamento de alta tensão e auxiliar de baixa tensão.
Foram também incluídos trabalhos de construção civil necessários à conservação dos edifícios de comando e do blindado, bem como à modelação da zona de entrada e à a criação de um acesso na zona norte da subestação.
Fev. 2017
13 º Reunião Anual da SPG
A TETRAPLANO esteve presente na 13ª Reunião Anual da SPG no passado dia 29 de março no LNEC.
A reunião foi precedida pela Conferência Especial a proferida pelo Eng. Paulo Matias Ramos (Teixeira Duarte - Engenharia e Construções, S.A.) com o tema “Fundações em meios fluviais e marítimos.”
Abr. 2017
AHE Vilar do Monte
A TETRAPLANO colaborou com o projetista do AHE, Aqualogus, tendo desenvolvido o projeto de execução dos revestimentos do túnel e da chaminé de equilíbrio.
Trata-se de um túnel hidráulico com cerca de 3,3 km de comprimento e secção em ferradura com aproximadamente 2,8 x3,5 m2. A chaminé de equilíbrio tem 11,6 m de diâmetro e 24,0 m de profundidade.
A TETRAPLANO foi responsável pela caracterização geotécnica e pela definição e cálculo dos sustimentos provisórios e definitivos do túnel, da chaminé de equilíbrio e dos emboquilhamentos, tendo também prestado Assistência técnica à obra.
Abr. 2017
UNIDADE DE SAÚDE DA NAZARÉ
A TETRAPLANO desenvolveu para a Câmara Municipal da Nazaré os Projetos de Licenciamento e de Execução da nova Unidade de Saúde da Nazaré.
O edifício terá dois pisos com uma área total de construção de 1454 m2, dos quais 1018 m2 no piso térreo. O projeto inclui todas as especialidades envolvidas neste tipo de obra.
O projeto foi desenvolvido num curto prazo, de forma a viabilizar a candidatura da Câmara Municipal da Nazaré a fundos comunitários.
Out 2016
BARRAGEM DE MOAMBA MAJOR
A TETRAPLANO encontra-se a desenvolver o projeto de execução da componente de estruturas na zona da central e muros da Barragem de Moamba Major, no âmbito do projeto que a COBA está a desenvolver para este empreendimento.
Mar 2016
Barragem de Bou Heurtma na Tunísia
A TETRAPLANO participou numa missão à Tunísia para inspeção e diagnóstico da Barragem de Bou Heurtma, estando responsável pela componente geotécnica dos estudos.
Trata-se de um contrato que a COBA celebrou com a DIRECTION GENERALE DES BARRAGES ET DES GRANDS TRAVAUX HYDRAULIQUES para alteamento do nível de armazenamento.
Nov 2015
Circuito Hidráulico de São Matias
Encontra-se em fase de obra o Circuito Hidráulico de São Matias na região do Baixo Alentejo, no distrito de Beja.
A obra envolve a construção da Estação Elevatória de São Matias e respetivo sistema adutor.
Abr 2015
Antigo Perímetro Mineiro da Urgeiriça
A TETRAPLANO, empresa do Grupo COBA, celebrou contrato com a EDM – Empresa de Desenvolvimento Mineiro para a Revisão do Projeto de Execução correspondente às obras de Descontaminação Química e Radiológica e Requalificação Ambiental na Área das Antigas Oficinas de Tratamento Químico e Edifícios do Antigo Perímetro Mineiro da Urgeiriça.
Fev 2015